Projeto de Ellis Regina que garante exame cariótipo em recém nascido é aprovado na Câmara

Projeto de Ellis Regina que garante exame cariótipo em recém nascido é aprovado na Câmara
setembro 19 14:08 2017 Imprimir

No exame os cromossomos são examinados quanto ao número e estruturas isoladas das células, podendo constatar anormalidades relativas à estrutura de Síndrome de Down

Na tarde desta segunda-feira (18), a vereadora Ellis Regina (PC do B) apresentou o projeto de Lei (3487) que disponibiliza o exame cariótipo nas maternidades da capital. A leia foi aprovada com 15 votos a favor, 5 ausentes e 1 abstenção. O pedido foi protocolado no gabinete do vereador e presidente da Casa Maurício Carvalho (PSDB) no dia 21 de fevereiro, agora segue para o Palácio Tancredo Neves para a sanção do prefeito.

A nova Lei garante a realização do exame em recém-nascidos no Município de Porto Velho, o objetivo é detectar  presença de sinais indicativos de Síndrome de Down. Após a publicação da Lei fica garantido que a maternidade municipal e particulares realizem o exame.

Ellis Regina

Sobre o exame

No exame o material a ser analisado são as células obtidas por extração de sangue venoso (linfócitos) ou de qualquer outra origem, obtida por um simples corte ou raspado.

Fatores que podem afetar os resultados

Cromossomos que estão muito condensados podem tornar impossível sua diferenciação e separação. A amostra pode conter uma quantidade insuficiente de células ou estas se multiplicam pouco na cultura. Outra possibilidade ocorre nas grávidas, quando as células da mãe se misturam as do feto.

 mappingrondonia.com

veja mais noticias

About Article Author

Ainda nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

Adicione um comentário