17ª BRIGADA E 5º BEC GARANTEM REMOÇÃO DE PEÇAS DAS LOCOMOTIVAS, TRENS E TRILHOS E PÕEM FIM A ROUBOS NA EFMM

17ª BRIGADA E 5º BEC GARANTEM REMOÇÃO DE PEÇAS DAS LOCOMOTIVAS, TRENS E TRILHOS E PÕEM FIM A ROUBOS NA EFMM
agosto 22 15:48 2018 Imprimir

Porto Velho, RONDÔNIA – Militares do 5ë Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), atendendo pedido da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMM) iniciaram, na terça-feira, 21, os trabalhos de remoção das peças e engrenagens históricas da ferrovia para dentro dos armazéns e oficinas daquele complexo.

A ação da entidade é parte do calendário de trabalho da entidade antes que o ciclo da implementação das usinas seja concluído. Os trabalhos da ASFEMM, em parceria com os ministérios Públicos Estadual, Federal, IPHAN e o município, respectivamente, como os demais órgãos de controle voltados à conservação, preservação e revitalização do Complexo Ferroviário, “visa resgatar, limpar, higienizar e catalogar todo o patrimônio da EFMM”, afirmou José Bispo, 84, presidente da entidade.

De acordo com relatos do Vice-Presidente, George Teles, Carioca, “as peças permaneciam ao realento por mais de década continuas, sem os devidos cuidados das gestões passadas de governo e do município”. Para isso acontecer, ele disse, precisamos ir à 17ª Brigada e do seu Quartel General e deste ao Comandante do 5º BEC, Tenente Coronel, Emerson Moraes.

unnamed (1)

De imediato – e sem burocracia -, como de hábito faz ao ser chamado o Comando do Exército estadual, “um caminhão Munck se encontra no local com um grupamento sob o comando do Sargento Gama, realizando operações de resgate e transporte das peças, de um lugar para o interior das oficinas”, assinala Carioca.

São peças e engrenagens que formavam o conjunto estrutural das locomotivas, trens e trilhos, além de acessórios das composições desativados e que foram largadas no passado fora das oficinas, armazéns e galpões, hoje, cobiçados por funilarias, ferro-velho, tornearias e fundições espalhadas por todo o Estado e do país.

unnamed (5)

Com a missão de resgate de todo o acervo histórico da legendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), o Comando em chefe do 5º BEC, através da 17ª Brigada Militar, em Rondônia, mais uma, “configura-se como um dos mais fortes parceiros dos ferroviários em ajudar a mante em pé – e vivo – o principal cartão-postal dos porto-velhenses”, sublinha o Vice-Presidente da ASFEMM, George Teles.

A medida, segundo reiterou, “é parte do cumprimento da Portaria 231/2007, que dá competência ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Decreto-Lei 25/37, este assinado pelo Presidente Getúlio Vargas”,institutos que asseguram a proteção e preservação do conjunto histórico de todo o acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, respectivamente.

unnamed (4)

As peças, engrenagens e equipamentos oriundos das locomotivas, trens e trilhos, que estão sendo removidos do lado de fora para dentro das oficinas, segundo o presidente da ASFEMM, José Bispo,”uma vez dentro dos ambientes, cada unidade passará por um processo de limpeza e catalogação”.

unnamed (3)

– São conjuntos de rodados que pesam entre e 250 quilos a 2,5 toneladas, arrematou Carioca, ao agradecer ao Comando da 17ª Brigada Militar e por extensão ao Comandante do 5º BEC, Tenente Coronel, Emerson Moraes, por sua habitual atenção para com a preservação e conservação do principal cartão-postal dos porto-velhenses.

Assessoria

veja mais noticias

About Article Author

themapping
themapping

View More Articles

Ainda nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

Adicione um comentário