#DIAMANTE – Senador do (RS) e índios Cinta-Larga de (RO) querem exploração legal

fevereiro 28 10:26 2019 Imprimir

Em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (27), o Senador da República Luís Carlos Heinze (PP-RS) fez o comunicado aos colegas senador Confúcio Moura (MDB-RO) e Marcos Rogério (DEM-RO), que políticas públicas de produção agrícola e mineral propostas pelos índios rondonienses são fatores econômicos rentáveis para o Brasil. Exemplo notório atual é a produção de Soja dos índios Parecis em suas terras. Heinze disse ainda que conversas recentes com os índios da tribo Cinta-Larga de Rondônia, fizeram proposta ao parlamento quanto as medidas legais para a exploração de diamante nas suas maiores reservas do mundo deste minério.

O senador do Rio Grande do Sul denunciou a extração ilegal desta riqueza, que os índios de Rondônia não tem controle total das suas reservas. Reuniões com os caciques Cinta-Larga garantem que toneladas de Diamantes estão sendo roubados e o golpe chega as cifras dos bilhões. Luís Carlo Heinze, o senador Petecão (PSD-AC) e a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estão empenhados para fiscalizar essa prática criminosa não somente em Rondônia, mas nos Estado da região Norte do Brasil. Receoso com os atos criminosos na maior reserva de Diamante do mundo, Heinze sugeriu um planejamento legal da exploração do minério em Rondônia em médio prazo, pois tolerar o roubo das pedras preciosas desta reserva é garantir as impunidades dos impactos ambientais, sociais e financeiros para o Brasil.

Portanto, essas questões temos que disciplinar, quando eles decentemente possam explorar e ficar com as suas percentagens e o resto é do Brasil – Alertou Heinze. O parlamentar federal Confúcio Moura (MDB) complementou a linha de raciocínio político de Heinze quanto a segurança da reserva. De acordo com o senador rondoniense, os Diamantes da reserva dos índios Cinta-Larga são contrabandeadas e todos os órgãos de controle tem conhecimento deste delito. De acordo com Confúcio, essa ação criminosa empobrece todo circulo econômico legal do Brasil.

 

Destacou também o emedebista , a violência predominante na reserva de Diamante desde o ano de 2004, quando ocorreu a morte de 28 garimpeiros na localidade de Espigão do Oeste (RO), localidade está onde fica a reserva dos Cinta-Larga.

Esse seu discurso Heinze é franco e forte para ser debatido neste momento histórico que o Brasil está passando – Finalizou a parte Confúcio Moura (MDB).

mapping.com.br – Maique Pinto
veja mais noticias

About Article Author

themapping
themapping

View More Articles

Ainda nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

Adicione um comentário